Translate

domingo, 19 de abril de 2015

I Feira Cultural "Eu sou Tuxá com Orgulho"

Nesta manhã, 19 de abril  Dia do Índio, aconteceu a I Feira Cultural "Eu sou Tuxá com Orgulho" promovida pela Escola Indígena Capitão Francisco Rodelas. 

A preservação destas culturas são a única fonte de continuidade que se pode ter, pois muito de suas bases já foram perdidas ao longo do tempo. Permitir com que essa diversidade cultural permaneça trará benefícios a todos nós. 





















19 DE ABRIL - DIA DO ÍNDIO: Homenagem as Comunidades Indígenas de Rodelas

"Não basta falar sobre a Paz, é preciso Pensar, Sentir, Agir e Viver em Paz"



A origem do nome RODELAS. As versões. O índio rodela.
Trecho retirado do Livro de João Justiniano da Fonseca,
Rodelas - Curraleiros, índios e missionários.

Registra Nelson Barbalho, que o vocábulo Rodelas provém do formato de um escudo circular usado pelos tapuias como arma de guerra. Segundo Ariston de Souza Ferraz foi a forma material desse instrumento béçlico, semelhante a uma pequena roda – rodela- que deu o nome a um dos mais valorosos combatentes da tribo - o índio Francisco Rodela. Porém, como a tribo é substantivo coletivo, a expressão passou a ser usada no plural e, assim, o índio guerreiro ficou sendo chamado de Francisco Rodelas, cujo nome foi cantado em prosa e verso, por sua bravura no comando de uma centúria tapuia, no terço de Antônio Felipe Camarão, durante a guerra holandesa. E a região em que dominavam aqueles indígenas, finaliza, recebeu o topônimo de sertão de Rodelas. Quem habita a região de rodelas é rodeleiro.
“Acrescenta Souza Ferraz – diz ainda Barbalho- que as comunidades da nação rodeleira receberam denominações distintas, algumas ligadas à geografia regional, outras fundadas em fatores diversos.Os índios da ilha de cavalo, de Aracapá e Pirapora, o de Cariris. Na ilha de Assunção, foi situada a mais importante aldeia dos tapuias, a qual recebeu a denominação de ALDEIA RODELAS”.
Segundo Serafim Leite e Barbosa Lima Sobrinho em 1639, o índio Rodela destacava-se na luta contra o invasor flamengo, à frente de 200 combatentes de sua tribo. Em uma oportunidade matara 80 combatentes holandeses, pondo as tropas inimigas para fora da região são – franciscana de Alagoas. Saiu herói dessas lutas. Certamente ainda não recebera, no batismo, o nome de Francisco, uma vez que a referência nominal limitava-se a – índio Rodela, no singular. Não se diz por que tinha ou recebera esse nome.
Veio, em 1646, o requerimento de uma sesmaria nas recém-descobertas terras dos índios chamados Rodela. Já aí o nome estaria assim generalizado para a nação ou seria implantado agora? Aplicado à comunidade indígena, creio que é a primeira vez que aparece em documento. E o nome ficou – aldeias dos Rodela , que eram muitas, dizia o papel. 
Quanto a origem do nome RODELA, que viria de rodela – arma de guerra dos tapuias, pode ser isso, mas é sempre bom lembrar que até onde sei, em nenhum momento a crônica do índio rodela na guerra holandesa registrou este fato e nem disse dessa arma. Não alcancei a obra de Souza Ferraz nem sei a fonte que o levou a afirmativa, Barbalho não a menciona. Em história não se acolhe a conjectura, portanto havemos de ter por válida a informação.
Vale, entretanto, oferecer essa outra versão de Barbosa Lima Sobrinho: os índios Rodela eram assim chamados “porque usavam um tipo de escudo redondo  ou por causa de um disco de madeira que colocavam nos lábios como ornamento”. Falta convicção ao autor, sobre a verdadeira razão do nome – arma ou ornamento.
Há de inscrever-se, também, a tradição local, pelo menos a título de curiosidade: O nome rodela,vem do costume que tinham os indígenas dessa tribo de usarem a rótula do joelho do inimigo morto em combate, pendente do pescoço como troféu de guerra. E no caso, a tradição se robustece no fato de ainda hoje chamar-se, em Rodelas, de “rodela do joelho”, à rótula -  osso móvel da articulação. Estamos bastante longe da presença do índio Rodela na luta contra os holandeses, 1639, e do descobrimento, 1646. Mas as tradições seguem com os povos e sem perder-se, projetam-se em futuro milenar, ainda que às vezes revestidas do maravilhoso.
No caso de o nome ter origem no uso da rodela do joelho como troféu de guerra, esse troféu poderias ser usado por vários guerreiros da comunidade, os que tivessem a glória de conquistá-lo, como unicamente pelo chefe, a titulo de distintivo. “Rodela- também vale anotar a informação de Pedro Calmon – escudo pequeno, de infantaria, em castelhano e português. É palavra que está no Dom Quixote, de Cervantes”.  
A referência histórica, vamos recapitular, fixou-se no chefe- índio Rodela. Segundo se lê em Serafim Leite. E foi a partir dele, que o nome se estendeu à tribo guerreira dos Rodela, vindo a pluralizar-se ao tempo do descobrimento – “aldeias dos índios rodela, que são muitas”.

http://xamaraka.blogspot.com.br/